Nesse post, uma continuação do "Brincando com Porcentagem", da semana passada, vou "desvendar" a magica de algumas brincadeiras de "Pense em um número."
Elas são em 6, sendo que os dois últimos são mais difíceis, embora ainda fáceis de desvendar.
1- Pense em um número. Some 5, multiplique por 2, depois subtraia 4, divida por 2 e subtraia o número que você pensou inicialmente.
Deu 3.
Equacionando os primeiros passos obtemos obtemos:
( Pense em um número. Some 5, multiplique por 2, depois subtraia 4)
((X+5)x2 -4)
Depois:
(Divida por 2 e subtraia o número que você pensou inicialmente.)
$\frac{((x+5)x2-4)}{2} -x = \frac{2x+6}{2} - x = x + 3 - x = 3$
Logo, independente do x escolhido inicialmente, a resposta é 3.
2-Pense em um número. Multiplique esse numero por 2, some 14, divida por 2, diminua o primeiro número que você pensou. O resultado é 7?
É óbvio que é:
Vamos por numa equação:
$(x.2+14)\div 2-x=7$
.
Temos, então,
$ (x +14/2) - x = 7$
$x+7-x=7$
Novamente, independente do valor de x que foi inicialmente escolhido temos que a resposta da conta é 7.
3- Pense em um número. Multiplique por 3, some 27, divida por 3, depois diminua o número que você pensou.
Deu 9?
Se não deu, você errou a conta!
De novo, pondo numa equação, temos:
$(3x+27)\div3-x=9$
$x-9-x=9$
4- Essa brincadeira ficou bastante famosa na internet.
Pense em um número de 1 a 9.
Multiplique por 2.
Some 5.
Multiplique por 50, (eu espero enquanto você pega uma calculadora).
Se você já fez aniversário esse ano some 1766, caso contrário, some 1765.
Subtraia do ano em que você nasceu.
Você tem um número de 3 algarismos, o primeiro algarismo é o número que você escolheu e os dois últimos, a sua idade.
Estou certo? Muito provavelmente.
Esse truque é um pouco mas impreciso, vamos ver como funciona.
Digamos que o número que você escolheu inicialmente é x.
Equacionando os primeiros passos temos: (2x+5)*50 = 100x + 250
Repare que se você já fez aniversário esse ano (2016) sua idade é 2016 - (Seu ano de nascimento). Caso contrário, sua idade é 2015- (Seu ano de nascimento).
Repare que:
250 + 1766 = 2016 nesse caso o número fica 100x + 2016
e
250 + 1765 = 2015nesse outro caso o número fica 200x + 2015
Daí, na hora em que você subtrair seu ano de nascimento você terá:
100x + I onde I é a sua idade atual.
Para entender o por que dessa brincadeira ser imprecisa, observe que se ela for feita em 2017por exemplo, deverá ser somado 1767 no lugar de 1766 e 1766 no lugar de 1765. E que ela também não funciona com pessoas com idade de 3 dígitos (100 anos ou mais), mas como são poucas as pessoas que alcançam essa marca, no geral ela funciona bem.
5-Pense em um número de 1 a 10. Multiplique por 9, some os algarismos e subtraia 5. Agora, faça desse numero uma letra, de acordo com a Correspondência abaixo:
$ a=1 ; b=2 ; c=3 ; d=4 ; e=5 ; \cdots z=26 $
Pense em um pais com essa letra. Pegue a quinta letra dessa palavra e pense em um animal que comece com ela. Agora, pense na cor do animal e na comida que esse animal mais gosta.
Antes que me perguntem como desvendar este, eu queria perguntar para vocês: Por que o Macaco marrom come banana na Dinamarca? É só uma brincadeira. O que eu sei é que o pais no qual você pensou começa com a letra D.
Temos um numero de 1 a 10 , multiplicando por 9, os resultados serão, para 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10 (respectivamente):
9 - 18 - 27 - 36 - 45 - 54 - 63 - 72 - 81 - 90.
Podemos notar que somando os algarismos de qualquer um deles a resposta será 9. Subtraindo 5, temos 4. Com a correspondência, temos a letra D. Como a Dinamarca é o mais óbvio (só tem mais um, a Dominica, que não é tão óbvio). O resto, vem com a lógica do cérebro humano.
6- pense em um numero de 3 algarismos da forma $ xyz $ .
Escreva um numero de 6 algarismos com ele, assim: $ xyzxyz $
Agora divida por 7, depois por 11 e depois por 13.
O seu resultado foi o primeiro número, aquele de 3 algarismos?
A resposta é simples...
note que 7.11.13= 1001
Note também que $ xyz\cdot 1001 = xyzxyz $
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Até mais!
Elas são em 6, sendo que os dois últimos são mais difíceis, embora ainda fáceis de desvendar.
1- Pense em um número. Some 5, multiplique por 2, depois subtraia 4, divida por 2 e subtraia o número que você pensou inicialmente.
Deu 3.
Equacionando os primeiros passos obtemos obtemos:
( Pense em um número. Some 5, multiplique por 2, depois subtraia 4)
((X+5)x2 -4)
Depois:
(Divida por 2 e subtraia o número que você pensou inicialmente.)
$\frac{((x+5)x2-4)}{2} -x = \frac{2x+6}{2} - x = x + 3 - x = 3$
Logo, independente do x escolhido inicialmente, a resposta é 3.
2-Pense em um número. Multiplique esse numero por 2, some 14, divida por 2, diminua o primeiro número que você pensou. O resultado é 7?
É óbvio que é:
Vamos por numa equação:
$(x.2+14)\div 2-x=7$
.
Temos, então,
$ (x +14/2) - x = 7$
$x+7-x=7$
Novamente, independente do valor de x que foi inicialmente escolhido temos que a resposta da conta é 7.
3- Pense em um número. Multiplique por 3, some 27, divida por 3, depois diminua o número que você pensou.
Deu 9?
Se não deu, você errou a conta!
De novo, pondo numa equação, temos:
$(3x+27)\div3-x=9$
$x-9-x=9$
4- Essa brincadeira ficou bastante famosa na internet.
Pense em um número de 1 a 9.
Multiplique por 2.
Some 5.
Multiplique por 50, (eu espero enquanto você pega uma calculadora).
Se você já fez aniversário esse ano some 1766, caso contrário, some 1765.
Subtraia do ano em que você nasceu.
Você tem um número de 3 algarismos, o primeiro algarismo é o número que você escolheu e os dois últimos, a sua idade.
Estou certo? Muito provavelmente.
Esse truque é um pouco mas impreciso, vamos ver como funciona.
Digamos que o número que você escolheu inicialmente é x.
Equacionando os primeiros passos temos: (2x+5)*50 = 100x + 250
Repare que se você já fez aniversário esse ano (2016) sua idade é 2016 - (Seu ano de nascimento). Caso contrário, sua idade é 2015- (Seu ano de nascimento).
Repare que:
250 + 1766 = 2016 nesse caso o número fica 100x + 2016
e
250 + 1765 = 2015nesse outro caso o número fica 200x + 2015
Daí, na hora em que você subtrair seu ano de nascimento você terá:
100x + I onde I é a sua idade atual.
Para entender o por que dessa brincadeira ser imprecisa, observe que se ela for feita em 2017por exemplo, deverá ser somado 1767 no lugar de 1766 e 1766 no lugar de 1765. E que ela também não funciona com pessoas com idade de 3 dígitos (100 anos ou mais), mas como são poucas as pessoas que alcançam essa marca, no geral ela funciona bem.
5-Pense em um número de 1 a 10. Multiplique por 9, some os algarismos e subtraia 5. Agora, faça desse numero uma letra, de acordo com a Correspondência abaixo:
$ a=1 ; b=2 ; c=3 ; d=4 ; e=5 ; \cdots z=26 $
Pense em um pais com essa letra. Pegue a quinta letra dessa palavra e pense em um animal que comece com ela. Agora, pense na cor do animal e na comida que esse animal mais gosta.
Antes que me perguntem como desvendar este, eu queria perguntar para vocês: Por que o Macaco marrom come banana na Dinamarca? É só uma brincadeira. O que eu sei é que o pais no qual você pensou começa com a letra D.
Temos um numero de 1 a 10 , multiplicando por 9, os resultados serão, para 1-2-3-4-5-6-7-8-9-10 (respectivamente):
9 - 18 - 27 - 36 - 45 - 54 - 63 - 72 - 81 - 90.
Podemos notar que somando os algarismos de qualquer um deles a resposta será 9. Subtraindo 5, temos 4. Com a correspondência, temos a letra D. Como a Dinamarca é o mais óbvio (só tem mais um, a Dominica, que não é tão óbvio). O resto, vem com a lógica do cérebro humano.
6- pense em um numero de 3 algarismos da forma $ xyz $ .
Escreva um numero de 6 algarismos com ele, assim: $ xyzxyz $
Agora divida por 7, depois por 11 e depois por 13.
O seu resultado foi o primeiro número, aquele de 3 algarismos?
A resposta é simples...
note que 7.11.13= 1001
Note também que $ xyz\cdot 1001 = xyzxyz $
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Até mais!
Desculpe, usuário Char, seu comentário foi removido devido ao uso de palavras de baixo calão e/ou termos extremamente ofensivos sem necessidade.
ResponderExcluirNOTA: Embora não tenhamos formulado regras para comentar no blog, acho que o bom senso pode ser utilizado nessa hora.
eu nao goste
ResponderExcluirDa postagem toda ou de pontos específicos?
ExcluirMuito bom uyashuas
ResponderExcluirAuhsuahsuahs Não Gostei!
ResponderExcluirinteressante, queria que ouve-se mais modelos de matemática pura se for possível.
ResponderExcluirMuito legal. gostei demais do Nº 1
ResponderExcluiramigo eu sei de um geito bem diferente e divertido, funciona assim eu falo pra pessoa pense em um numero... ai a pessoa pensa mas não me fala qual é, eu digo empresta a mesma quantidade que vc pensou do seu amigo do lado ex. se ela pensou em 100 ela vai ter duzentos, ai falo, eu te dou mas 50 é um exemplo eu posso dar qualquer numero divisivel por 2 que o resultado final vai ser a metade do que eu dei. voltando ai ela vai ter 250 mas eu não sei o quanto ela vai ter só sei que eu dei 50 e no final vai dar 25 mas eu pergunto novamente divide por 2 e depois eu falo devolve o que tu pedil emprestado resultado deu 25... as pessoas ficam embaralhadas. mas tambem tem um detalhe as vezes as pessoas dizem que não deu o seu resultado. ai vc pergunta qual foi o numero que vc pensou. ai vc faz a conta toda e mostra pra ela que quem errou na matematica foi ela.
ResponderExcluirÉ, Billy... A grande maioria dessas brincadeiras de "pense em um número" funciona da mesma forma. Vc adiciona X (que é o número que ela pensou), faz algumas manipulações pra ela perder o foco e depois retira X, dando sempre o mesmo valor. A maioria quando equacionada é facilmente desvendada (vc mostra que o resultado n depende do número pensado). Se vc souber de alguma que fuja desse padrão, pode compartilhar conosco.
ExcluirAté mais, e obrigado pelo seu comentário,
Eduardo.
ñ Gostei desse Jogo
ResponderExcluirkkkk eu pensei no 0,00000000006 e deu certo ahahauahauah
ResponderExcluiradorei, fantástico.
ResponderExcluirPensei em 7 no primeiro exemplo e o resultado foi 0,5
ResponderExcluirPensei em 7 no primeiro exemplo e o resultado final foi 0.5 e não 3
ResponderExcluirMUITO LEGAL! Estão de parabéns, me ajudaram bastante!
ResponderExcluirObs.: E essa ajuda foi num trabalho da universidade. Obrigada,
Att, Larissa :)
legal
ResponderExcluirGostei muito, pois estes tipos de brincadeiras motivas as pessoas a gostarem e terem noção de como a matemática faz parte das nossas vidas. Para dá uma complementação a brincadeira "pense em um número" quero acrescentar que eu faço ela dá seguinte maneira: digo ao amigo "pense em um número" depois multiplique por 2, some com qualquer numero divisível por 2, divide por 2, menos o número que você pensou e depois some com o numero que você pensou e me diga o resultado ai eu digo que número ele pensou ex: 5x2= 10+10=20/2=10-5=5+5=10 (como eu sei que o resultado após a pessoa diminuir o numero que ela pensou será a metade do numero que mandei somar é só usar a logica de somar o seu numero com o dela ai você descobre que numero ela pensou.
ResponderExcluirEssa brincadeira de pensar em números.... eu fazia com os vizinhos quando eu era jovem. Eu me divertia muito pq, eles queriam saber como eu adivinha os resultados, pois eu sempre alterava um deles, para não perceberem que dava sempre os mesmos resultados. HOJE APRENDI MAIS UM POUCO. Obrigada. POSTEM MAIS,GOSTEI!!!
ResponderExcluirEssa brincadeira de pensar em números.... eu fazia com os vizinhos quando eu era jovem. Eu me divertia muito pq, eles queriam saber como eu adivinha os resultados, pois eu sempre alterava um deles, para não perceberem que dava sempre os mesmos resultados. HOJE APRENDI MAIS UM POUCO. Obrigada. POSTEM MAIS,GOSTEI!!!
ResponderExcluirehh mt masssaaa kkk
ResponderExcluirA do primeiro exemplo eu nao sabia,e com outras variaçoes de resultados,muito bom.Ah! Susana,faça as contas novamente que vai dar certo.
ResponderExcluirOlá, não sou matemático, mas sim programador, e já fiz o algoritimo(encoded) porem não sei explicar ele de forma matemática, se alguem puder dar uma força
ResponderExcluir"
Passo 1:
escolha entre 1 e 10
Passo 2:
multiplique por 2
Passo 3:
adicione 5 no total (ex; Var1=1 var5=5 TOTAL= 15)
Passo 4:
multiplique total por 50
Passo 5:
seu aniversario já aconteceu este ano (+1767)
seu aniversario ainda não aconteceu este ano (+1766)
Passo 6:
TOTAL - idade de nascimento"
Ele dará como 1º termo o numero escolhido(entre 1 e 10) e a idade
gostei da numero 4 consegui entender como descobrem idade mas não consegui entender como descobrem o numero que escolhi. Alguém pode me explicar?
ResponderExcluirgostei podia fazer mais e enviar gmail adonai32111@gmail.com obg pela não é obrigatorio responder essa postagem
ResponderExcluirParabéns! Show de bola...
ResponderExcluirrodo rodo rodo e não deu a reposta de como adivinhar qualquer número que alguém possa estar pensando.
ResponderExcluirEstou pesquisando sobre esse tipo de problema matemático, em "pensar um número x" para um projeto de TCC, e achei interessante os exemplos aqui expostos. Muito obrigado.
ResponderExcluirMuito bom. Parabens! Gostei demais
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