terça-feira, 7 de agosto de 2012

Análise combinatória- Parte I

Olá gente! Hoje falarei sobre análise combinatória. Nesse primeiro post sobre o assunto pretendo apenas introduzir alguns conceitos básicos.

Q-1) Dentre 4 jogadores de futebol, de quantas formas podemos escolher 1 atacante e 1 goleiro.

Esse problema ilustra o principio multiplicativo, que é enunciado da seguinte forma:

Se há K formas de tomar uma decisão A e não importando a decisão tomada há L formas de tomar a decisão B, então podemos tomar consecutivamente as decisões A e B de [;K \cdot L;] formas.


De fato:

Para escolher o atacante temos 4 opções, para cada atacante que for escolhido há 3 formas de escolher o goleiro.


Assim, o número total de formas de escolher essa dupla é [;4 \cdot 3= 12;].

Se restar dúvida, observe a arvore de possibilidades abaixo, ela lista todos os casos.
Q-2) De quantas formas podemos colorir a figura abaixo se dispormos de 4 cores e partes que possuam um segmento em comum não podem ter a mesma cor?


Observe que escolher a ordem em que iremos pintar a bandeira é essencial, caso contrário teremos grandes problemas mais tarde. Quando isso ocorrer, comece sempre pelo caso mais restrito, que no problema é a região 1.

Para pintar a parte 1 temos 4 possibilidades, depois de pintar a parte 1 há 3 formas de pintar a parte 2, a parte 3 pode ser pintada de 2 formas, pois não pode ter a mesma cor que as partes 1 e 2, e a parte quatro pode ser pintada também de 2 formas, pois não pode ter a mesma cor que as partes 1 e 3. Pelo princípio multiplicativo, há [;4 \cdot 3 \cdot 2 \cdot 2 = 48;]
formas de pintar essa figura.

Q-3) De quantas formas podemos colocar 11 pessoas em fila?

Há 11 formas de escolher quem ocupará o primeiro lugar, 10 para o segundo, 9 para o terceiro... 2 para o décimo e 1 para o décimo primeiro. Logo, há[;11 \cdot 10 \cdot 9 \cdot 8 \cdot 7 \cdot 6 \cdot 5 \cdot 4 \cdot 3 \cdot 2 \cdot 1 = 39916800;] modos de formar essa fila.

De modo geral, para ordenar n objetos distintos há [;n \cdot (n-1) \cdots 2 \cdot 1;] formas de fazê-lo. Lê-se n fatorial e representamos como "n!".

Q-4) De quantas formas 5 pessoas podem se sentar formando uma roda?

A primeira pessoa pode ser escolhida de 5 formas, a segunda de 4 formas, a terceira de 3, a segunda de 2 e a ultima só de 1 forma. Porém as rodas ABCDE, BCDEA, CDEAB, DEABC e EABCD são equivalentes, logo são [;\frac{5!}{5}=4!;] maneiras de formar essa roda.

Generalizando um pouco, o número de maneiras de dispor n objetos em um circulo, se as rotações coincidirem é o número de maneiras que as pessoas podem ser permutadas, dividido pelo número de rotações, que é: [;\frac{n!}{n}=(n-1)!;]
Esse tipo de combinação é chamado de permutação circular.

Q-5) Dentre uma turma de 20 pessoas, queremos selecionar 3 para serem representantes de turma. De quantas maneiras podemos escolher esses representantes?
Sendo A um conjunto de n elementos, definimos [;{n \choose k};] (lê-se n escolhe k) como o número de subconjuntos de A que possuem k elementos. Sendo [;{n \choose k}= \frac{n!}{k!(n-k)!};]. De fato, o primeiro elemento pode ser escolhido de n formas, o segundo de (n-1)... o k-ésimo elemento pode ser escolhido de (n-k+1). Porém esses k elementos podem ser permutados entre si de [;k!;] formas, assim, o número de maneiras de escolher os k elementos é
[;\frac{n\cdot(n-1)\cdots (k+1) \cdot k}{k!} = \frac{n!}{k! (n-k)!};].


Logo, há [;\frac{20!}{3! \cdot 17!}= 1140;] maneiras de escolher esses representantes.


ALGUMAS PROPRIEDADES!

Se n e k são números inteiros positivos com [;n>k;], então:

P.1- [;{n \choose k}={n \choose (n-k)};]
De fato, por definição [;{n \choose k} = \frac{n!}{k! (n-k)!};] e
[;{n \choose (n-k)} = \frac{n!}{(n-k)![n-(n-k)]!}= \frac{n!}{(n-k)!k!};]
P.2-
[;{n \choose k} = \frac{n}{k} {(n-1) \choose (k-1)};] (fórmula da absorção)

Para demonstrar é só aplicar a definição!
P.3- [;{n \choose k} = {(n-1) \choose k} + {(n-1) \choose (k-1)};] (relação de Stifel)

[;{(n-1) \choose k} + {(n-1) \choose (k-1)} = \frac{(n-1)!}{k! \cdot (n-k-1)!}  + \frac{(n-1)!}{(k-1)! \cdot (n-k)!} =;]
[;= \frac{(n-1)! \cdot (n-k) + (n-1)! \cdot k}{k! \cdot (n-k)!}=;][; \frac{(n-1) \cdot (n-k+k)}{k! \cdot (n-k)!}=;]

[;=\frac{n!}{k! \cdot (n-k)!};][;= {n \choose k};]

C.Q.D.
P.4- [;{k \choose k} + {(k+1) \choose k} + \cdots + {n \choose k} = {(n+1) \choose (k+1)};]

Vamos usar indução em n.

Se [;n=k;]

[;{k \choose k} = {(k+1) \choose (k+1)} = 1;]

Se [;{k \choose k} + {(k+1) \choose k} + \cdots + {n \choose k} = {(n+1) \choose (k+1)};]
então [;{k \choose k} + {(k+1) \choose k} + \cdots + {n \choose k} + {(n+1) \choose k} =;] [;{(n+1) \choose (k+1)};][; + {(n+1) \choose k};]
Pela propriedade 3...
[;{(n+1) \choose (k+1)} + {(n+1) \choose k} = {(n+2) \choose (k+1)};]

C.Q.D.

P.5- [;{n  \choose 0} + {n \choose 1} + \cdots + {n \choose n} = 2^n;]

Para demonstrar essa propriedade vamos pensar no que essa soma representa.

Se [;{n \choose k};] é o número de subconjuntos com k elementos de um conjunto com n elementos, então essa soma mostra quantos subconjuntos um conjunto de n elementos tem no total.

Logo, precisamos contar de quantas maneiras podemos formar esse subconjunto. Cada um dos n elementos tem 2 opções, estar ou não nesse subconjunto que queremos formar. Logo, pelo principio multiplicativo, são [;2^n;] maneiras de formar esse subconjunto.

Por hoje é só! Espero que este post tenha sido util. Brevemente voltarei com algumas coisas um pouco mais avançadas sobre combinatória. Se você gostou, recomende aos seus amigos nas redes sociais e se inscreva por e-mail para receber nossas atualizações.


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Até mais!
Fonte:

Apostila 2 distribuina no Programa de Iniciação Científica da OBMEP - Você pode baixa-la clicando aqui

Apostila da aula 3 do curso de combinatória do POTI (Polo de Treinamento Intensivo) escrita pelo Prof. Carlos Shine - Você pode vizualiza-la clicando aqui

Um comentário:

  1. Gostei muito deste post.
    Só não entendi as propriedades,por burrice minha msm !

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