Questionário dos Blogs - Fomos marcados!

Bom, ao ver o título muitos podem se perguntar sobre o que pode ser isto. Trate-se de uma corrente - mas essa é interessante! Acontece da seguinte maneira: alguém, ao ser marcado (i.e., ter seu blog marcado), deve responder às questões propostas pela pessoa que o marcou. Ao final do post, esta pessoa deve propor mais 10 perguntas para 10 blogs à sua escolha. 

Portanto, como o blog Vivendo Entre Símbolos  nos marcou, vamos responder às perguntas que o nosso ilutre amigo e novo parceiro do blog, Romirys, propôs: 

Perguntas & Respostas

1) Qual o motivo do título do seu blog? 

É bem simples: procurávamos um título legal, atrativo e que mostrasse que a principal e quase única função do blog é divulgar, ensinar e apreciar o melhor da matemática. Na verdade, não foi fácil escolher o título do blog: tivemos algumas ideias e impasses dentro da equipe (que, à época, era constituída por apenas dois dos postadores atuais), mas no final tudo deu certo, o título tem atraído visitantes e não pretendemos mudar. 

2) Qual a finalidade do blog? 

Como dito anteriormente, a finalidade do nosso blog é, principalmente, divulgar e apreciar a matemática, em sua essência. O blog conta com posts teóricos sobre assuntos tanto básicos quanto, muitas vezes, estudados em cursos de pós-graduação, além de vários problemas, tanto propostos no blog em si, quanto nas seções de problemas do blog. Isto tudo conta para a finalidade do blog. 

3) Há quanto tempo você tem este blog? 

Nós temos o blog há cerca de dois anos. Começamos no fim de 2010, e aqui estamos. 

4) O que você mais gosta de fazer quando está online? 

(Respondendo pela equipe) Acredito que todos da equipe dedicam boa parte de seu tempo ao Facebook, a rede social que creio que todos conhecem, onde, inclusive, temos uma página. A outra parte do tempo os postadores gastam, principalmente, vendo aleatoriedades informativas, notícias em geral e, claro, estudando matemática. 

5) Você reformula as postagens antigas? Ou, uma vez postadas, não mudam mais? 

Acreditamos que sempre podemos melhorar, em tudo que fazemos. Por isso, ao ver que há um erro, um conceito mal explicado, ou mesmo quando não gostamos do que escrevemos em uma postagem antiga, acabamos mudando. É inevitável, e aumenta a audiência do blog: Material de melhor qualidade tende a aumentar o leitor interessado. Nossos primeiros posts aumentaram consideravelmente em termos de visualização quando os reformulamos. 

6) Você costuma visitar os blogs dos seus seguidores? 

Dos nossos seguidores não temos o hábito de visitar, principalmente pela falta de tempo - todos nós estudamos, principalmente para olimpíadas e seleções de olimpíadas afora! Por isso, não temos tido tempo de postar muitas vezes, muito menos de visitar os blogs dos seguidores. 

7) Você visita o blogs dos seus parceiros?

Isso costumamos fazer, pois são em menor número e, muitas vezes, tratam de assuntos bem relacionados com os que postamos. Por isso, nós entramos para, em geral, pegar sugestões de posts, sugerir algum post em especial, elogiar posts, e outros. 

8) Com que frequência você posta em seu blog? 

Costumamos postar, em média, de 3 a 4 vezes por semana. Nesse período de final de ano, justamente pelas greves que assolaram as mais variadas instituições de ensino pelo Brasil, estamos mais dedicados aos estudos, testes de seleção e, claro, às festas de fim de ano, pois ninguém é de ferro! Porém, temos um plano de postar ao menos 20 vezes no próximo mês, então a atividade no blog aumentará bastante, esperem e verão! 

9) Quais suas fontes de pesquisa para criar postagens em seu blog? 

Geralmente, procuramos em livros e apostilas que temos e abordam os assuntos falados. Também recorremos bastante aos blogs http://imoibero.blogspot.com/ e http://treinamentoconesul.blogspot.com/, justamente por serem blogs oficiais de treinamento brasileiro para as olimpíadas internacionais, além de haver vários .pdf's sobre diversos assuntos interessantes. 

10) Qual seu maior sonho para seu blog? 

Nosso maior sonho é, definitivamente, conseguir passar conhecimento matemático plenamente, e, para isso, precisamos de um público bom. Ou seja, nosso sonho não é ter muitos seguidores e leitores, mas nosso sonho tem a ver com isso: quanto mais leitores, sa
beremos que estaremos sendo cada vez mais reconhecidos e efetivos na nossa missão de mostrar uma matemática mais divertida, menos conhecida. 

Minhas perguntas aos blogs

1) Como surgiu a ideia do título do seu blog? 
2) De onde você arranjou a ideia de criar um blog? 
3) Como você costuma divulgar o seu blog? 
4) Com que frequência costuma postar no seu blog? 
5) Qual a mensagem que você tem a passar com seu blog? 
6) Como seu blog se relaciona com a sua profissão? 
7) Com que frequência costuma postar em seu blog? 
8) Você acha que sites no estilo da Wikipédia são válidos para a pesquisa e acúmulo de conhecimento? Por que? 
9) Quais atividades motivam você a continuar postando em seu blog? 
10) O que você espera para seu blog no futuro?

Blogs Marcados


Espero que todos participem. Em breve retornaremos com mais postagens. 

Se você gostou do blog, inscreva por e-mail e no blog para receber as novas atualizações e curta nossa página no Facebook. Todas essas opções se encontram na barra lateral do blog e abaixo da postagem. Para melhorar a qualidade de nossas postagens avalie o conteúdo aqui embaixo. É rapidinho! Lembre-se que todo tipo de comentário que respeitar as regras é bem vindo.


Comentários

  1. Como o meu blog foi marcado, responderei essas perguntas no início de janeiro. Essas entrevistas são muito interesssntes e úteis para saber mais sobre os blogs que divulgam a matemática na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Paulo! Obrigado por responder!

      Feliz ano novo da equipe do A Matemática Pura.

      Excluir
  2. Fico muito feliz em saber que essa corrente que resolvi implantar nos blogs de matemática se tornou tão forte e do agrado de todos os blogs que convidei e que foram convidados por outros... Notei que ela realmente foi bem aceita por todos e que gerou uma forte influência, tanto é que mais blogs participaram dessa minha ideia... Quando resolvi passar essa corrente para os blogs de matemática pensei muito bem antes de apenas divulgar a corrente, pois eu tinha que fazer com que os blogs escolhidos "tagueados" por mim vissem nessa simples brincadeira uma motivação forte o suficiente para que eles participassem, daí veio a ideia de fazer perguntas sobre os blogs que seriam tagueados... Dessa forma os blogs podeira falar um pouco sobre si para seus leitores... Essa brincadeira estava acontecendo entre blogs (não voltados a educação matemática em si) então resolvi aperfeiçoar a brincadeira e a lancei para dez de meus parceiros, e eis o resultado... Aprendi muito mais agora sobre os blogs que participaram da brincadeira do que antes deles participarem... Fico feliz em saber que uma brincadeira que começou com uma simples ideia minha acabou ganhando tanta repercussão entre os demais blogs de matemática, blogs esses que me inspiram a continuar com o meu blog Vivendo entre Símbolos cujo link é http://romirys.blogspot.com.br/ ....... Desejo a vocês muito sucesso com seus blogs....

    Att
    Romirys Cavalcante

    ResponderExcluir
  3. Olá. Foi legal saber um pouco mais sobre vocês. Dentro em breve responderei. Abraço. Pedro R.

    ResponderExcluir
  4. Olá Educador, Felicidades!

    Estou aqui para convidar você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOG no EDUCADORES MULTIPLICADORES e fique em evidência. Compartilhe saberes!

    A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos.

    Esta parceria é exclusiva para blogs de Educadores e Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas de todo o Brasil e Portugal. Amplie seu público!

    Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx (Divulgaremos seu blog também nas redes sociais): MARQUECOMX.

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    Irivan Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Muito legal mesmo essa interação, até para que a gente se conheça mais e mais.

    Quando tiverem um tempinho, deem uma visitada no meu blog, em que busco tratar questões matemáticas de uma maneira acessível, curiosa e democrática:

    matematicanorecreio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode comentar! A equipe do blog encoraja todos a comentar.

Porém, lembre-se que comentários que desrespeitem as regras abaixo serão excluídos:

-É proibido ofender qualquer pessoa ou grupo em seu comentário.
-Os comentários deverão ser minimamente relacionados com o tópico. Lembrem-se, estamos falando de um blog de matemática!
-Proibido flood.
-Proibido palavras de baixo calão.
-Proibido colocar qualquer tipo de conteúdo improprio para menores de 18 anos (há menores de idade que acessam o blog).

A equipe do blog agradece seu comentário, e tenha certeza que será muito enriquecedor. Tentaremos respondê-los o quanto antes possível.