Olá, hoje darei continuidade ao post sobre o Método de Indução Matemática, (clique aqui para ver o post anterior)
Para organizar melhor os assuntos, hoje escreverei sobre o uso de indução em demonstrações de desigualdades, divisibilidade e em situações do mundo real. Inicialmente, temos alguns exemplos:
** (A desigualdade de Bernoulli).
. E a igualdade ocorre para
se e somente se
** Mostre que:
!
, ![n\in \mathbb{N} [; n\in \mathbb{N};]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uZ_T6ybpEnnzLtLbT2Ecok-bhCLpq0ejVmgCJbhuUvG_qyohfsJf--_Hhbf4TIr5uKydyaYs6q_zAiyCwoEpbByPRfmXeHd0INmW1ANpkVxwVjbvQ=s0-d)
**(formula do binômio de Newton)
= ![n \choose 0 [;n \choose 0;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vizT_CVw2RIYnWRaRaMmR_oAXTIsOF4yqAKtA-9YvqFdoTibYP2BdyFtsP-EYxm6o6bB4vLumNK7c4hAO3ZDBVneFCODjQf6EH=s0-d)
![\times [;\times;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_toJ2E6Hgcy2jNjZTxia-FC33MTiOe2BjEpfGr88enNaN8muF_i83micbLqaoNzBtm8rSAZkSCH4k2EAsAjQwGz=s0-d)
![x^n [;x^n;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vUxS44qmx5XTLVx534HJDB3BVdAfSbtPw9rxM9CL6r5FiDjvfzO-y4pmdIk27sLCetHKgUT2t-KthHsGY=s0-d)
![+ [;+;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_va8dSr4vfbEdU1VJYHHBiV_l8gtFrTHFzzBVKkjipevyEQNNc5HXY5f6sxDIuIMx1QXcg0TsBC1D8=s0-d)
![n \choose 1 [;n \choose 1;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vNRMG6HMnzn6OFV3Ra3l0ZWrtTtyPJiDfjnuwipHAdOqyceuFjSvhn3z7EqQIDgsRjSe6n8labDcHRv0UdhKAqMAUiIdiRLsL2=s0-d)
![\times [;\times;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_toJ2E6Hgcy2jNjZTxia-FC33MTiOe2BjEpfGr88enNaN8muF_i83micbLqaoNzBtm8rSAZkSCH4k2EAsAjQwGz=s0-d)
![x^{n-1}y [;x^{n-1}y;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_t2FLI_zexixD5GOuyz5ATkwd_2Og5cP-9JQPoXi3ZTR6opL1jBjpr7H2puJSGAnwjaYxlHnmaGSR_oneCW6_HyWvyJ1wON=s0-d)
![+\cdots + [;+\cdots +;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_twEypcF6jz7Zs4S6xMYakpH1xknd2WIuhB5zLTIUFs-oFO_tz5ILkv8miJ_l8cvWrfrsePILz5gGrvyrMZEMsiVIpMWJY=s0-d)
![n \choose n [;n \choose n;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sJ5ubhPgGoTd2MYa-IroaHN7ZXWIXPSJTvUla3fzQ3UcsVXxwxNLqRTNDPe76Jx0cQWA1jPUpWuODmxXHPfbGMKffxrNc-ng3o=s0-d)
![\times [;\times;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_toJ2E6Hgcy2jNjZTxia-FC33MTiOe2BjEpfGr88enNaN8muF_i83micbLqaoNzBtm8rSAZkSCH4k2EAsAjQwGz=s0-d)
**Mostre que: Para qualquer
natural,
é divisível por
.
**Mostre que:
é múltiplo de
para todo número natural
par.
**Mostre que, se
é o n-ésimo termo da sequencia de Fibonacci, então,
**(A torre de Hanói) Há 3 Hastes e n discos de diâmetros diferentes, todos os discos estão empilhados de forma que um de maior diâmetro não fique em cima de um de menor diâmetro, o jogo consiste em mover toda a pilha para uma outra haste sem que um disco de diâmetro maior fique em cima de um com diâmetro menor.
*** O jogo tem solução para cada
?
*** Em caso afirmativo, qual é o número mínimo
de movimentos para resolver o problema com n discos?
**(A Pizza de Steiner)- Retirado de [1] - Jacob Steiner foi um grande geômetra alemão, ele propôs e resolveu o problema em 1826. “ Qual é o maior número de partes em que se pode dividir o plano com n cortes retos?" - (se imaginar o plano como uma pizza, temos uma justificativa para o nome do problema.)
Esses são exemplos de problemas clássicos (Torre de Hanói e a Pizza de Steiner), fórmulas conhecidas (como o binômio de Newton) e desigualdades importantes. Tente demonstra-las você mesmo, de preferência por indução. É um ótimo exercício!
Comecemos pelas Desigualdades.
Em geral, usar o PIF na resolução de desigualdades é:
*Verificar o passo base.
*Verificar que se vale para n, o passo indutivo para n+1 em um dos lados é menor ou maior que o passo indutivo do outro lado da desigualdade.
Aos que acharam pouco claro, aqui vai um exemplo.
**Mostre que:
! para todo
,
.
Passo básico:
!, de fato
.
Supondo que
, se multiplicar por
ambos lados, então
! porém,
é maior que
para todo n natural maior que 2. Como pelo enunciado
, então
!
logo,
! C.Q.D
Outro exemplo é:
**Mostre que:
. E a igualdade ocorre para
se e somente se
.
Inicialmente, verifique que
pois
.
Passo base:
ocorre a igualdade
.
Supondo pela H.I que
, então:
de onde concluímos que:
A igualdade ocorre quando
ou quando
e
, pois como
então
E que fora o caso em que ocorre a igualdade,
C.Q.D.
Para ler mais sobre a desigualdade de Bernoulli, CLIQUE AQUI
(brevemente sairá também no blog um post com esse assunto)
Vou deixar a formula do Binômio de Newton como "dever de casa", e no próximo post vou resolvê-la.
Agora falaremos sobre indução na resolução de problemas de divisibilidade para certo número J. Em geral, consiste em encontrar
e mostrar que k é divisível por J.
Seguem dois exemplos.
**Mostre que: Para qualquer n natural,
é divisível por ![9 [;9;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_u2st4GQ--_APPFX36JAhAC7eaBEyM1YylZlGOg1o-HPgvM7OdTkbF5lSPNmqSjpQjLz_ssR72wQhM=s0-d)
Verificando a base
logo, para o passo base é valido
Supondo que
é um múltiplo de
, então,
será também múltiplo de
se ![(n+1)^3+(n+2)^3+(n+3)^3 [;(n+1)^3+(n+2)^3+(n+3)^3;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sBERulusCVoQEOLJ9FTqf89JbeioRPiq10yHoQ7iT7cLL97e-tAbFtIr6VKL4Sz-XapUnu-yt7gqnMQqnNvqV1RA0ovIYv0ulL1tby9S-KzU70Uc1CtLkLr8oXqXrht7no=s0-d)
for também.
Ou seja,
deve ser múltiplo de
.
Como n é natural, fazendo
,
é natural também. Logo,
C.Q.D.
O.B.S.: A principio é natural pensar "Nossa! pra que tanto trabalho?! Eu facilmente posso verificar usando ARITMÉTICA MODULAR ".
De fato, mas para verificar a divisibilidade para números grandes é melhor usar indução. Olhe o exemplo abaixo.
**Mostre que:
é múltiplo de
para todo número natural n par.
Para o passo base,
é de fato múltiplo de
.
Como n é par,
. Supondo que
é múltiplo de
, temos que saber como passar de
para
.
Se
, então ![5^2\cdot M - 24 [;5^2\cdot M - 24;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vaAtBAeWcbpw6ZeC2DaIvrszhMWiBp7tiYatWYGqL13KV6fpn1KTZHhXUd3ABLv_lgvV1rOfIgVHt4A7NAAzcq99AhPKPwCTm9sJFzEZoCwSI=s0-d)
, logo, como
é por Hipótese múltiplo de
, então
é múltiplo de
. Porém
. Logo, toda vez que
é múltiplo de
,
também será.
C.Q.D.
Agora temos alguns exemplos para mostrar o uso do PIF em situações próximas a realidade:
**Mostre que, se
é o n-ésimo termo da sequencia de Fibonacci, então,
A sequencia de Fibonacci é definida pela recorrência:
Há várias propriedades interessantes, por isso pretendemos falar sobre ela aqui no blog em breve. Se quiser saber mais sobre essa sequencia clique aqui.
Inicialmente testamos o passo base: ![n=1 [;n=1;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vTSUzwEa4j0vdD68aFseyCOAWSoMlH_JkrbahLkPTn5-NASTGLniJ-532g1WCtnZHhfwGnZYRLUItCdw=s0-d)
Por
e
, temos
= ![(F_n)^2-F_{n+1} \cdot F_{n-1} [;(F_n)^2-F_{n+1} \cdot F_{n-1};]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sPgc7zAOQcU-3Cv2LIsyt9rsIYzTaav-uBiJZUNFzinvBdelTmAUdoN64sYq-OLT0luleEPaJ-kaGm_pFjlFscg9xHrK83CQ_oRpwMu41v5k0GfYKbCgmhDKnzKeCeSI_HqghnxCrthWY=s0-d)
Pela H.I,
multiplicando os dois lados por ![(-1) [;(-1);]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sHgTvWCpXdZFRwFpFSAPIa3_HPYX-9kX9f25MzCKvMQE5jzHXLKHANqJIQ08UZRSp6f4DI-Hp7iQHklFrfyecZ=s0-d)
C.Q.D.
**(A torre de Hanói) Há 3 Hastes e n discos de diâmetros diferentes, todos os discos estão empilhados de forma que um de maior diâmetro não fique em cima de um de diâmetro menor, o jogo consiste em mover toda a pilha para uma outra haste, sem que um disco de diâmetro maior fique em cima de um com diâmetro menor.
*** O jogo tem solução para cada
?
*** Em caso afirmativo, qual é o número mínimo
de movimentos para resolver o problema com n discos?
Sim, para resolver, com 1 disco precisamos de 1 jogada. Para resolver com n+1 discos precisamos resolver como se tivesse apenas n discos, depois passar o disco de maior diâmetro para uma haste livre e resolver novamente como se tivesse n discos.
Já demonstramos acima que é possível resolver o jogo com n discos para qualquer n natural. Seja então
o número mínimo de movimentos que devem ser realizados para resolver um jogo com n discos.
Logo, ![P(n+1)= P(n)+P(n)+1 = 2P(n) +1 [;P(n+1)= P(n)+P(n)+1 = 2P(n) +1;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_tY6WwJLPKHWhwIRxjX3ss76np79NmNrEpEfZRJal61J0H4uTrpEo8VKbpw8dVwCh9MPIeILjiNFxPa3UXvX7Tkem6bhDhv_VZjNoQr_E-ivinyo-j8wjiEa1M34InS5KPbVHapqqlOiSJLOnCYVg=s0-d)
Suponha então que
. Então, ![P(n+1)=2^{n+1}-2+1=2^{n+1}-1 [;P(n+1)=2^{n+1}-2+1=2^{n+1}-1;]](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_str2-vs4IlOJ1WrPM2ef08z_5DA8ojxjwdcOAB03WMKKAjhsgLOAFkdCV_ThssEToDLjeVT_b75_z4rV3hmUi-UeVeBZwd8nY89hJHKyZXdFGyAUbrwi4vJ8PYMM_HpSteI0un=s0-d)
Logo, o número mínimo de jogadas a se fazer com n discos é
.(clique aqui para ler mais sobre este jogo!)
**(A Pizza de Steiner) - Jacob Steiner foi um grande geômetra alemão, ele propôs e resolveu o problema em 1826. " Qual é o maior número de partes em que se pode dividir o plano com n cortes retos?" - (se imaginar o plano como uma pizza, temos uma justificativa para o nome do problema).
Observe que usando n cortes, o número máximo de regiões em que podemos dividir o plano será alcançado se:
*Não houver 2 retas paralelas.
*Não houver 1 ponto que pertença a 3 ou mais retas.
(Essas condições são geralmente chamadas de retas em posição geral. Há também pontos em posição geral, e enunciados com essas nomenclaturas não são incomuns!)
O primeiro corte divide o plano em 2 partes. Após fazer alguns casos, observa-se que
onde
é o número máximo de regiões que podemos obter com n cortes. Observe que seguindo as regras acima, o (n+1)-ésimo corte cruzará n retas e
regiões, dividindo cada região em duas partes, ou seja, o número máximo de cortes que obtemos com n+1 cortes é:
Mostrando a veracidade de
.
Observe que a dificuldade em resolver problemas de indução no mundo material é que eles exigem conhecimento em outras áreas. Por exemplo, o problema abaixo, que eu tive que quebrar muito a cabeça para resolver, pois exige muita visão espacial.
**(O queijo de Steiner)- Retirado de [1]- "Para fazer a sua pizza, Steiner teve que cortar, primeiro, o queijo. Imaginando que o espaço é um enorme queijo, você seria capaz de achar uma fórmula para o número máximos de pedaços que poderíamos obter ao cortá-lo por n planos?"
Bem, por hoje é só. Para ver mais, fiquem ligados, pois devo postar em breve a terceira parte desta série.
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Até mais!
Bibliografia
1. Apostila 4- (distribuída no programa de iniciação cientifica da Obmep) - CAP: 2. Você pode baixa-la de graça aqui.
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Brigadão Kara, salvou minha reputação!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. É muito bom saber que estamos ajudando alguém.
ExcluirNão sei se estou enganada, mas me parece que houve uma pequena inversão quando na Pizza de Steiner escreveu: "Observe que seguindo as regras acima, o n-ésimo corte cruzará n retas e n+1 regiões" Ao meu ver acho que ficaria assim: "Observe que seguindo as regras acima, o n-ésimo corte cruzará n-1 retas e obteremos n regiões". Se eu estiver enganada gostaria de ser esclarecida, se possível.
ResponderExcluirVerdade, houve um erro de digitação, no lugar de "o n-ésimo corte cruzará n retas e..." coloquei : "o (n+1)-ésimo corte cruzará n retas e...". Como foi apenas um erro de digitação alterei apenas isso.
ExcluirObrigado por notar esse erro, está ajudando a deixar o blog mais completo e preciso.
Até mais!